Poster
| A iniciação científica no ensino médio na perspectiva dos orientadores: um estudo de caso no Instituto Federal de Goiás-Câmpus Jataí | Autores: Marta João Francisco Silva Souza (IFG - Instituto Federal de Goiás) ; Gabrielle Teixeira de Oliveira (IFG - Instituto Federal de Goiás) ; Laura Beatriz Souza de Jesus (IFG - Instituto Federal de Goiás) ; Pablo Gonçalves Martins (IFG - Instituto Federal de Goiás) ; Marcelo Antônio Souza Santos (IFG - Instituto Federal de Goiás) |
Resumo: Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa que visa analisar a complexidade e as potencialidades da iniciação científica para alunos dos cursos técnicos integrados de nível médio do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí. O objetivo é conhecer quem são os professores que participam dessa atividade, bem como suas concepções de iniciação científica e a forma como desenvolvem esse trabalho junto aos alunos. Para a coleta de dados utilizou-se a pesquisa documental um questionário online elaborado pelos pesquisadores e embasado na literatura sobre o tema. Os resultados mostraram que os projetos ocorrem principalmente por iniciativa dos alunos, que procuram os professores interessados em desenvolver projetos de pesquisa. As orientações são feitas por professoras da educação geral que compreendem a relevância da pesquisa tanto para sua formação como para a dos alunos. As principais dificuldades das professoras são falta de tempo e excesso de atividades acadêmicas. Palavras-chave: ensino médio, iniciação científica, PIBIC-EM, professores-orientadores
Agência de fomento: CNPq |