Poster
| O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA
PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA
SOCIOAMBIENTAL A RESPEITO DO LIXO
ELETRÔNICO | Autores:Izabella Calandrini Barros (UEPA - Universidade do Estado do Pará), Marcela Vitória de Souza Miranda (UEPA - Universidade do Estado do Pará), João Paulo Rocha dos Passos (UEPA - Universidade do Estado do Pará), Cássia Regina Rosa Venâncio (UEPA - Universidade do Estado do Pará), Maria José de Souza Cravo (UEPA - Universidade do Estado do Pará) |
Resumo: Diante da problemática cada vez maior da gestão de resíduos sólidos, um novo tipo de lixo
torna-se mais comum nas sociedades capitalistas, o lixo eletrônico. É garantido por lei o
compartilhamento da responsabilidade do descarte e reciclagem entre Estado, sociedade
e empresas. Este trabalho foi produzido a partir do debate acerca dessa problemática,
realizado pelos professores das disciplinas de Física, Química e Biologia do curso de
licenciatura plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em que surge
a necessidade de desenvolver a temática como conteúdo interdisciplinar para a escola
básica, afim de contribuir para a construção de uma sociedade mais cidadã em termos
socioambientais. Baseados no referencial teórico da teoria das Múltiplas Inteligências, os
autores buscaram dar aos participantes o estimulo necessário para a construção de
consciências cidadãs, desde as séries iniciais, através de uma perspectiva lúdica e
dialética.
Palavras-chave: lixo eletrônico, meio ambiente, saúde e aprendizagem
|