Poster
| CONSTRUINDO NOÇÕES SOBRE O DESCARTE CORRETO DO LIXO ELETRÔNICO: A UTILIZAÇÃO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO MECANISMO SENSIBILIZADOR.
| Autores: Jessica Patricia Silva de Souza (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Brenda Elen Almeida E Silva (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Maria José de Souza Cravo (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Cássia Regina Rosa Venancio (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; João Paulo Rocha dos Passos (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) |
Resumo: Este estudo teve como objetivo a modificação de hábitos para favorecer a preservação do meio ambiente. Nesse estudo foram realizadas pesquisas acerca do lixo eletrônico para a aplicação de um projeto realizado com educandos do 3ª ano do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino do município de Belém-PA. Para a coleta de dados, utilizou-se rodas de conversas, desenhos, filmagens e áudios. Para a análise e a discussão dos resultados, tomamos como referência a Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados obtidos neste trabalho, que utilizou a contação de história como mecanismo sensibilizador, nos mostra que a maior parte da população descarta o E-lixo por não saber os malefícios que estes causam ao meio ambiente e também pelo fato de não conhecerem locais adequados para o descarte. Foram satisfatórias as evidências de aprendizagem encontradas nas falas dos estudantes, bem como em sua disposição para participarem das atividades propostas.
Palavras-chave: descarte, educação ambiental, lixo eletrônico, meio ambiente, saúde |