Poster
| Gamificação: uma estratégia para socializar o aluno autista de grau leve nas aulas de ciências | Autores: William da Silva Costa (UEPA - Universidade do Estado do Pará, UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Betânia Viana (UEPA - Universidade do Estado do Pará, UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Luan Sidônio Gomes (UEPA - Universidade do Estado do Pará, UFPA - Universidade Federal do Pará) |
Resumo: De cunho qualitativo, o presente artigo tem como objetivo analisar uma estratégia pedagógica levando em conta a socialização do aluno autista de grau leve e identificar, para compreender os fatores potencializadores da estratégia no ensino de ciências. A metodologia envolveu elementos dos jogos eletrônicos adaptados à sala de aula ( gamificação). Os sujeitos da pesquisa foram alunos de segundo ano de ensino fundamental com ênfase em um aluno autista. Para a coleta de dados foram realizados registros de áudio, vídeo e observação direta. Foi possível compreender que a gamificação possibilitou a socialização e inclusão do aluno autista, considerando os fatores potencializadores da estratégia utilizada, superando as limitações do ensino tradicional. Palavras-chave: autismo, inclusão, gamificação, estratégias pedagógicas |