Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO

Autores:
Maicon Azevedo (CEFET-RJ - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSE) ; Gabrielle Braga (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Sandra Selles (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:
O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino de Biologia no contexto da Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio, em específico, opera sobre as reflexões do corpo docente a partir de um novo currículo. A pesquisa teve como cenário a EPTNM e investigou as percepções do corpo docente. Desde 2007 este corpo docente vem se questionando sobre o ensino de Biologia realizado na EPTNM, reflexões que culminaram na construção de um currículo próprio assentado nos conceitos do Trabalho e da Politecnia. Neste sentido, investigamos as características deste segmento de atuação do professor de Biologia, ainda pouco explorado, assim como as possibilidades oferecidas por este novo currículo para o ensino de Biologia. Os dados aqui produzidos apontam para a contribuição, tanto para formação inicial de professores, quanto para formação continuada, propondo a reflexão a partir de óticas disciplinares alternativas e potentes para as discussões sobre a produção curricular no espaço escolar.

Palavras-chave:
 CURRÍCULO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA, ENSINO DE BIOLOGIA, DOCÊNCIA, AUTONOMIA