Poster
| Ensino de Bioquímica baseado no Paradigma
Emergente como proposta de uma Prática
Pedagógica Inovadora | Autores: Jade Porfíria da Silva Lopes (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Janaina de Albuquerque Couto (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, DMFA - Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal) ; Woldney Damião Silva André (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Rosangela Vidal de Souza Araújo (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, DMFA - Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal) |
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a utilização de uma sequência didática como ferramenta facilitadora no ensino de bioquímica durante a formação inicial de professores, para trabalhar o tema Integração Metabólica. A proposta metodológica se baseou na utilização de um paradigma emergente inovador como alternativa para o ensino da bioquímica, no âmbito de uma turma de graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A partir da análise dos resultados, foram criadas as categorias de análise, de modo que foi possível identificar aspectos positivos no processo de construção e articulação conceitual na temática em questão. Assim sendo, a proposta pedagógica utilizada corroborou no processo de Ensino-Aprendizagem, numa perspectiva sistêmica. Palavras-chave: ensino de biologia, paradigma emergente, pensamento sistêmico, formação de professores |