Poster
| A Ciência é masculina? É, sim senhora. E o Ensino de Ciências? | Autores: Bettina Heerdt (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa) |
Resumo: A produção intelectual de alguma forma é masculinizada, uma vez que as construções sociais de gênero podem permear a Ciência em diferentes níveis. No Ensino de Biologia os saberes disciplinares são produzidos pelas/os cientistas das diversas áreas específicas, que não são neutros. As/os docentes aprendem esses saberes na formação inicial e continuada e os transformam no processo de transposição didática. A questão que colocamos é: Os saberes disciplinares estão permeados pelas questões de gênero? O ensino de Ciências/Biologia é masculino? O objetivo desta investigação é refletir as questões de gênero que permeiam os saberes disciplinares do Ensino de Ciências e os desafios para a formação docente e produção de materiais didáticos. A escola contribui para a construção da identidade de gênero das/dos alunas/os. Os saberes disciplinares dispostos nos materiais técnicos, didáticos e meios de divulgação científica apresentam discursos normalizadores, sexistas e desiguais. O ensino de Ciências possui um discurso masculino. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Gênero e Ciência, discursos naturalizados, identidade de gênero |