Poster
| Ensino de Ciências nos anos escolares iniciais: diálogos pedagógicos que mobilizam reflexões sobre os saberes docentes | Autores: Elisa de Nazaré Gomes Pereira (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Terezinha Valim Oliver Gonçalves (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
Resumo: Durante a trajetória docente, os professores adquirem experiências que repercutem em suas práticas por um longo período de tempo até que encontrem outras referências de ensino e de aprendizagem. Esta é uma pesquisa-formação que tem como objetivo investigar saberes que professores constituem a partir da autonomização docente para ensinar Ciências nos anos escolares iniciais. Os procedimentos metodológicos se constituíram do registro das próprias práticas pedagógicas de três professoras, em especial as de Ciências, por meio de áudio, as quais foram transcritas e devolvidas a elas para posterior diálogo pedagógico. Os diálogos pedagógicos evidenciam que os saberes disciplinares das professoras ainda são limitados, prevalecendo os saberes constituídos ao longo da experiência docente. Constatamos, também, o quanto foi importante dialogar sobre os saberes que as professoras mobilizam para ensinar conteúdos de Ciências, pois contribuiu para que as elas refletissem e reconstruíssem saberes de Ciências e da docência. Palavras-chave: Formação de Professores, Saberes Docentes, Ensino de Ciências, Diálogos Pedagógicos |