Poster
| A iniciação científica em museus e centros de ciência brasileiros: os museus como espaço de formação de pesquisadores | Autores: Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho (PUC-RIO - Pontifícea Universidade Católica do Rio de Janeiro) |
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado sobre a Iniciação Científica (IC) em museus de ciência, instituições que sempre estiveram relacionadas à pesquisa e à formação científica. Pretendemos investigar se IC como formação de pesquisadores ocorre nesses espaços. Na primeira etapa foram levantados os museus da cidade do Rio de Janeiro que possuem bolsistas de IC. Em seguida foram entrevistados os profissionais dessas instituições responsáveis por esses alunos. Por fim foram mapeadas, a partir de um questionário, as demais instituições do país que oferecem bolsas. A análise dos dados mostra que museus podem ser espaços para a iniciação a pesquisa, em especial no que se refere ao campo da Educação Museus e a Divulgação da Ciência. Palavras-chave: Iniciação Científica, Formação Científica, Educação Museal
Agência de fomento: CNPq e CAPES |