Poster
| O ensino de biologia como (re)significação das normas de gênero no contexto da segregação horizontal | Autores: Bianca Araci de Figueiredo (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Hylio Lagana Fernandes (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) |
Resumo: Os gêneros formam parte da lógica de significados culturalmente construídos que atravessam o espaço escolar, sobretudo na área de biologia; em decorrência do sexo biológico e das normatizações de gênero as mulheres são levadas a fazer escolhas, planejamentos de vida e de carreira, muito diferentes daqueles feitos por homens, fenômeno denominado segregação horizontal. O objetivo desse trabalho foi investigar a segregação horizontal em duas escolas do município de Sorocaba/São Paulo, com o intuito de traçar semelhanças e diferenças relativas às preferências e aptidões em disciplinas escolares por meninos e meninas do primeiro ano do ensino médio. Os resultados indicam que os meninos tendem a ser direcionados para as áreas de exatas enquanto que as meninas para as áreas de humanas e artísticas; corroborando com a existência da segregação horizontal, perpetuada por meio do ensino escolar. Palavras-chave: biologia, disciplinas, gênero, segregação horizontal |