Poster
| Gestos de interpretação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o tema “Estações do ano” | Autores: Sorandra Correa de Lima (UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Roberto Nardi (UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO) |
Resumo: Apresentamos aqui um recorte de uma pesquisa realizada em uma escola pública, por meio de parceria com a universidade, que se dispôs a assessorar docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, atuando no primeiro e segundo ciclos, em questões relacionadas ao ensino de Ciências, particularmente de Física. O estudo teve como referencial teórico, principalmente a Análise de Discurso em sua linha francesa. Nesta comunicação procura-se mostrar vestígios de interpretação, pelos professores participantes do curso de extensão, sobre o tema “Estações do ano”, uma vez que entendemos que o papel do analista de discurso é compreender os gestos de interpretação do sujeito e explicitar seus efeitos de sentidos, criando novas maneiras de leitura. Assim foi averiguado como os professores compreenderam o tema, com indícios de repetição histórica (autonomia) do conhecimento científico, por meio de seus discursos. Palavras-chave: Anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino fundamental, Estações do ano, Formação continuada |