Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem os Discentes de Pedagogia de uma Universidade Federal do Nordeste Brasileiro

Autores:
Rosemeire da Silva Dantas Oliveira (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Danyelle Pimentel Ferreira (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Denise Mendes Cavalcanti (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Maria Danielle Araújo Mota (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Elton Casado Fireman (UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:
Este artigo tem a finalidade de discutir sobre a formação dos professores e por que e como ensinar Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, com a intenção de promover uma discussão que auxilie na reflexão sobre essa questão, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com artigos científicos nacionais da área. E realizada uma pesquisa qualitativa, com questões subjetivas a fim de conhecer os dizeres dos discentes pesquisados a respeito da temática. Portanto, percebemos que o desafio encontrado no que se refere ao Ensino de Ciências está pautado em alguns obstáculos na formação do pedagogo, uma vez que o curso de Licenciatura em Pedagogia é amplo em relação as suas possíveis áreas de atuação, o que acaba por não abranger todos os conteúdos que seriam importantes na formação desse profissional. Conclui-se que investir em formação continuada é o caminho para que o professor se sinta mais seguro e capacitado.

Palavras-chave:
 anos iniciais, ciências naturais, formação de professores, pedagogia