Poster
| O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE QUÍMICA COMO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS | Autores: Julianne Gabrielle Tavares de Medeiros (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Lívia Cristina dos Santos Silva (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar as práticas epistêmicas surgidas através do desenvolvimento parcial de um módulo didático investigativo sobre o conteúdo de ligações químicas, com maior ênfase em ligação metálica, em uma turma da primeira série do curso técnico de nível médio integrado em alimentos, a partir da análise de duas aulas de caráter investigativo. Foi selecionado para análise, um grupo de estudantes composto por cinco integrantes. Metodologicamente, foi utilizada uma ferramenta analítica proposta por Jimenez-Aleixandre, além de categorias auxiliares que foram utilizadas para facilitar o mapeamento das aulas. Os resultados alcançados indicam que esse tipo de metodologia favorece o processo de ensino/aprendizagem, fazendo com que os estudantes desenvolvam práticas epistêmicas e construam um conhecimento significativo de forma crítica e reflexiva. Palavras-chave: Ensino médio, Ensino por investigação, Ligações químicas, Práticas epistêmicas
Agência de fomento: IFRN |