Poster
| Ciência na escola: Palestras como instrumento de democratização | Autores: Patrícia do Socorro de Campos Silva (E. M. TGM -SME - RIO - Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia - SME - RIO, (PGEBS/IOC/FIOCRUZ) - Instituto Oswaldo Cruz ) ; Sonia Barbosa dos Santos (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Giselle Rôças de Souza Fonseca (IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) |
Resumo: Muitas iniciativas de divulgação científica têm sido realizadas ao longo dos anos, mas ainda hoje a ciência não faz parte de nossa cultura. Diante disto, o Clube de Ciências de uma escola pública do Rio de Janeiro, desenvolveu um Ciclo de palestras visando aproximar a escola da ciência/cientistas. Assim, este trabalho visa identificar as impressões dos alunos sobre o pesquisador e o seu trabalho e a importância dada aos assuntos tratados. Para isto, treze alunos responderam a um questionário aberto logo após a primeira palestra ministrada. Analisamos as respostas através do Discurso do Sujeito Coletivo e verificamos que foi possível, através de uma linguagem acessível, a compreensão de como se dá o trabalho científico, a desmistificação do estereótipo elitista do cientista e o estímulo ao interesse por carreiras científicas. Palavras-chave: Palestras, Divulgação científica, Escola pública, Clube de ciências.
Agência de fomento: FAPERJ |