Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


Metodologias, práticas de ensino e avaliação: o que dizem os egressos da formação inicial de professores de química.

Autores:
Eliemerson de Souza Sales (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Kilma da Silva Lima Viana (IFPE -VSA - Instituto Federal de Pernambuco) ; Katia Silva Cunha (UFPE-CAA - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Este estudo teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos pelos estudantes egressos da licenciatura em química acerca da formação que tiveram, considerando as metodologias, práticas de ensino e avaliação vivenciadas no curso e suas contribuições para a formação dos mesmos. Participaram deste estudo 10 estudantes de uma universidade pública do estado de Pernambuco, a partir de um questionário online. Destaca-se ao final que, embora os estudantes reconheçam a não dissociação da avaliação do processo de ensino e aprendizagem, muito ainda precisamos avançar para superar o que historicamente tem sido apresentado como distanciamento entre teoria e prática, na perspectiva de que os estudantes egressos reconheçam-se aptos a lidar com a complexidade do ato educativo.

Palavras-chave:
 formação de professor de química, discurso, avaliação, ensino e aprendizagem