Poster
| Uso da Mostra Científica como ferramenta de socialização das ciências da natureza para a formação de futuros pesquisadores. | Autores: Flavia Cordeiro Pereira (E.E.E.M. D. S. MELLO - Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello) ; Paulo Celso Morais Martins (E.E.E.M. D. S. MELLO - Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello) ; Fabíola Santa Clara Nunes (E.E.E.M. D. S. MELLO - Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello) ; Maria Beatriz Fraga Costa (E.E.E.M. D. S. MELLO - Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello) |
Resumo: O desenvolvimento da Feira de Ciências é um evento institucionalizado pela escola como forma de pesquisa científica, interação entre o diversificado público escolar, e estímulo da socialização científica e digital, dentro de uma proposta do que explore conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, estimulados pelas diretrizes de aprender a aprender e aprender a conviver. Neste contexto, cada turma da escola é dividida em 4 grupos e tem como meta a pesquisa, construção e apresentação de um projeto que contemple as três áreas das ciências da natureza (Biologia/Física/Química) e Matemática, orientadas pelo correspondente professor/tutor. As pesquisas são desenvolvidas em etapas num cronograma específico, na qual, parte da articulação e interação entre aluno-aluno e aluno-professor é feita por uma ferramenta virtual - "sala virtual", que permite um canal direto de comunicação ao longo de todo o processo de elaboração das pesquisas e investigações, que vão culminar em um dia de exposições e apresentações. Palavras-chave: Ciência e tecnologia, Feira de ciências, Pesquisa e interação |