Poster
| A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências da Natureza por professores da rede pública do DF | Autores: Felipe Rosa Nunes (UNB - Universidade de Brasília) ; Aline de Queiroz Rodrigues (UNB - Universidade de Brasília) ; Ana Júlia Lemos Alves Pedreira (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: Diferentes metodologias de ensino vêm sendo empregadas com o intuito de propor alternativas aos métodos tradicionais de construção do conhecimento. Nesse sentido, o jogo didático é utilizado para promover diferentes formas de aprendizagem, trazendo um aspecto lúdico e dinâmico para o ensino. Inicialmente, foram aplicados 80 questionários para professores de Ciências da Natureza da rede pública do Distrito Federal. E destes, 11 professores aceitaram participar de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de investigar a utilização de jogos didáticos durante a prática docente, bem como, a sua aplicação. Caso não utilizassem este recurso, procurou-se conhecer os motivos. A maioria dos entrevistados não faz uso de jogos em sala de aula, tendo como justificativa diversos fatores. A pesquisa demonstrou que este tipo de recurso ainda é pouco utilizado nas aulas de Ciências da Natureza, embora se mostre eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave: lúdico, ensino de ciências, prática docente, aprendizagem, recurso didático |