Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


Metodologias para o Uso de Tecnologias Digitais de Informação e da Comunicação no Ensino de Ciências: uma Revisão Sistemática

Autores:
Fernando Sian Oliveira (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Maria Inês de Affonseca Jardim (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
Os processos de mudanças e transformações, no que se refere a aspectos sociais e desenvolvimento tecnológicos, insere o ser humano num universo de acessos aos veículos comunicacionais, determina a proximidade entre as diferentes esferas do conhecimento, construindo novas pontes para o acesso e gerando novas realidades. Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão sistemática que buscou identificar as metodologias adotadas para uso de TICs no ensino de Ciências. O processo de revisão sistemática proposto nesse trabalho foi elaborado a partir dos trabalhos de KITCHENHAM, 2004 e BIOLCHINI et al., 2005. Preliminarmente foi possível observar que a maioria dos trabalhos não apresenta de forma explicada a metodologia para o uso da tecnologia prendendo-se a descrição da ferramenta. Nos casos em que é feita a declaração de metodologia as mais empregadas foram: o ensino tradicional e o ensino investigativo. No último caso esta metodologia é associada a aulas experimentais.

Palavras-chave:
 revisão sistemática, TICs, ensino de física


Agência de fomento:
FUNDECT; CNPq