Poster
| Avaliação do uso de um Objeto de Aprendizagem
por alunos do Ensino Médio | Autores: Karina Nomidome de Senna (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Karina Nomidome de Senna (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Ana Maria de Andrade Caldeira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Ana Maria de Andrade Caldeira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) |
Resumo: No Brasil, o parasitismo intestinal constitui-se como um dos mais sérios problemas de Saúde
Pública. Atividades didáticas na área de Educação em Saúde devem considerar o ensino e
aprendizagem sobre parasitoses como essenciais para saúde dos estudantes. Uma modalidade
didática pouco explorada é a utilização dos Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais como
ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem nesta área específica da Biologia. O presente
trabalho descreve rapidamente a elaboração de um OA e objetiva avaliar, de forma
qualitativa, o uso do citado OA, denominado “Aprendendo sobre Parasitologia”, por alunos
do Ensino Médio. Conclui-se que o OA proporcionou aos alunos mais uma alternativa de
aprendizagem, que poderá ser bem aceita em sala de aula conforme a mediação e orientação
do professor. Palavras-chave: Ensino de Biologia, Educação Tecnológica, Tecnologias da
Informação e Comunicação, Educação Básica.
|