Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


Avaliação do uso de um Objeto de Aprendizagem por alunos do Ensino Médio

Autores:
Karina Nomidome de Senna (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Karina Nomidome de Senna (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Ana Maria de Andrade Caldeira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Ana Maria de Andrade Caldeira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo:
No Brasil, o parasitismo intestinal constitui-se como um dos mais sérios problemas de Saúde Pública. Atividades didáticas na área de Educação em Saúde devem considerar o ensino e aprendizagem sobre parasitoses como essenciais para saúde dos estudantes. Uma modalidade didática pouco explorada é a utilização dos Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem nesta área específica da Biologia. O presente trabalho descreve rapidamente a elaboração de um OA e objetiva avaliar, de forma qualitativa, o uso do citado OA, denominado “Aprendendo sobre Parasitologia”, por alunos do Ensino Médio. Conclui-se que o OA proporcionou aos alunos mais uma alternativa de aprendizagem, que poderá ser bem aceita em sala de aula conforme a mediação e orientação do professor.

Palavras-chave:
  Ensino de Biologia, Educação Tecnológica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Básica.