Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


Formação de professores de ciências e o paradigma da complexidade: a autoformação para uma prática transdisciplinar

Autores:
Carolina Santos de Miranda (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Ruth Nascimento Firme (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:
Estamos vivendo uma mudança paradigmática, está surgindo um paradigma emergente, o da complexidade. Esse novo paradigma está promovendo uma crise no sistema educacional e por consequência da formação de professores. O paradigma reducionista, dominante, não da conta mais de compreender o mundo, por isso precisamos romper com ele. Portanto, nesse ensaio iremos discutir a necessidade de uma formação de professores dentro desse paradigma da complexidade, a autoformação. Processo formativo esse que é complexo pois proporciona ao sujeito a tomada de consciência sobre si mesmo e o espaço que ocupa no mundo, ampliando sua visão de mundo e transcendendo. Ao defender esse processo formativo temos como tese que apenas um sujeito que consegue transcender, obter essa visão sistêmica poderá desenvolver uma prática que emerge de toda essa discussão paradigmática da complexidade, uma prática transdisciplinar.

Palavras-chave:
 formação de professores de ciências, autoformação, complexidade, transdisciplinaridade