Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


Reflexões sobre a prática docente a partir de atividades experimentais

Autores:
Alexandre Mota Menezes (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Erivanildo Lopes da Silva (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Nirly Araújo dos Reis (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:
A experimentação é essencial no ensino de química. Sendo assim, discutir como a experimentação chega a sala de aula é fundamental para identificar problemas e possibilidades no processo de aplicação dessa abordagem em sala de aula. Este trabalho busca apresentar para discussão resultados de uma investigação sobre a influência das dimensões: didática, epistemológica e pedagógica no processo de formulação e reformulação de experimento presentes numa Sequência de Ensino-Aprendizagem aplicada no ensino regular. A metodologia utilizada tem como base o método de validação de Sequências de Ensino-Aprendizagem na qual os experimentos estão incluídos, e dessa forma, serão objeto de construção, aplicação e reconstrução. Os dados apresentam uma disparidade entre os discursos dos professores e o que é desenvolvido na prática. A princípio os professores defendem a experimentação investigativa/problematizadora, mas durante as práticas a necessidade de ensinar apenas os conteúdos faz da experimentação uma ferramenta para visualizar a aplicação do conteúdo.

Palavras-chave:
 Experimentação, Sequência de Ensino-Aprendizagem, Formação continuada