Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


A Experimentação em Ciências como Processo Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores:
Isabel Rocha Bacelo (FURG - Universidade Federal do Rio Grande) ; Valmir Heckler (FURG - Universidade Federal do Rio Grande)

Resumo:
O estudo apresenta aspectos teórico-práticos de uma proposta de experimentação em Ciências, como um processo pedagógico em sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Registra interlocuções teóricas e informações empíricas coletadas durante aula sobre artrópodes, com a análise dos registros das produções dos estudantes. A partir da análise da atividade desenvolvida observou-se que os alunos das séries iniciais transformaram o seu modo de pensar e agir. A proposta instiga a curiosidade e os sentimentos dos envolvidos, não somente quanto ao interesse por estarem na escola, mas de relacionarem os conteúdos escolares com sua realidade, estimulando uma maior interação com o seu contexto socioambiental.

Palavras-chave:
 Experimentação em Ciências, Anos iniciais, Processo pedagógico