Poster
| Escrever e reescrever no âmbito da formação inicial de professores de Química: possibilidades de novas “sensações” | Autores: Wallace Alves Cabral (UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) ; Cristhiane Carneiro Cunha Flôr (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) |
Resumo: As práticas de linguagem na formação inicial de professores de Química, de modo geral, baseiam-se na reprodução do já dito, havendo pouca reflexão sobre aquilo que está posto. Na tentativa de modificar esse cenário, temos como objetivo compreender o processo de escrita e reescrita ocorrido no componente de Estágio em Ensino da UFGD, bem como investigar as potencialidades do gênero textual trabalhado. A partir das observações escolares e dos estudos nas dependências da Universidade, os estudantes produziram quatro textos, que foram elaborados em um processo dialógico de escrita e reescrita. Após essas atividades, os estudantes responderam a um questionário que se constituiu como o corpus de análise. As análises apontaram que o processo de reescrever a partir dos comentários de outros leitores possibilitou maior reflexão sobre as observações escolares. Com relação ao gênero textual, na visão dos acadêmicos, esse possibilitou uma escrita mais “fluida, dinâmica, útil e de novas sensações”. Palavras-chave: Leitura, Escrita , Relatos, Química, AD |