Poster
| Investigações iniciais sobre a percepção da
sustentabilidade do uso do solo no ensino de
Química e Biologia | Autores: Rosana Gerpe (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Priscila Tamiasso-martinhon (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Jussara Miranda (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: Dada a importância do solo para a vida na Terra, emerge a necessidade de que essa temática seja discutida e contextualizada nas escolas de maneira significativa. Este trabalho é originado de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento com duas turmas de 3º ano do ensino médio regular e EJA, objetivando avaliar a percepção da sustentabilidade do uso do solo no ensino de química e biologia. A pesquisa é de caráter qualitativo utilizando-se o método da pesquisa de campo. A utilização da abordagem da temática solo e agrotóxicos no ensino de Química e Biologia como elemento capaz de dinamizar a aprendizagem dos conteúdos contextualizando-os aos principais temas de relevância social. A intenção é viabilizar práticas educativas crítico-reflexivo no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Agrotóxicos, Ensino de Biologia, Ensino de Química, Sustentabilidade do solo |