Poster
| PEGADA ECOLÓGICA: o que dizem acadêmicos de Ciências Biológicas sobre esta temática | Autores: Ingrid Lyne Cândida dos Reis Soares de Abreu (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Ana Júlia Siqueira Aguiar (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) ; Renata Cristina Cabrera (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso) |
Resumo: O termo Pegada Ecológica foi utilizado pela primeira vez, em 1992, por William Rees e Mathis Wackernagel. O conceito refere-se aos rastros das ações humanas no meio ambiente. Com base nesses autores, o Grupo de Pesquisas Políticas Educacionais de Mato Grosso promoveu palestra sobre a temática. Esta atividade pautou-se na contextualização da origem do termo e a importância do seu desenvolvimento para o equilíbrio ambiental. O debate propiciou a formulação desta investigação, que objetivou identificar o conhecimento dos acadêmicos de Ciências Biológicas da UFMT a respeito do conceito em tela. O trabalho foi realizado por meio de formulário eletrônico, disponibilizado via e-mail, para os acadêmicos matriculados no curso citado. Dentre 283 discentes, 34 responderam à pesquisa. Destes, 18 são alunos da licenciatura e 16 do bacharelado. Os dados evidenciam que 76,5% desses estudantes conhecem o termo, dentre os quais, 32,4% afirmaram ter conhecido em palestras e eventos na referida universidade. Palavras-chave: pegada ecológica, ecological footprint, educação para a sustentabilidade, Ciências Biológicas |