Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


UM ENSAIO SOBRE EDUCAÇÃO A NÃO-FORMAL: UMA PEQUENA PARTE DESSE UNIVERSO

Autores:
Romulo Ramunch Mourão Silva (UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:
A ideia de que a escola é o único espaço no qual ocorre o processo educativo de uma pessoa é consensualmente ultrapassado. Consideramos necessário realizar reflexões a respeito de outros espaços que contribuem para a educação, em particular em Ciências. No presente trabalho buscamos realizar um ensaio a partir dos textos discutidos na disciplina “Educação em Espaços não Formais e o Ensino de Ciências”, ministrada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A particularidade deste ensaio inclui a vivência de duas semanas que o mestrando teve no Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro. Tratamos da relação museu-escola como promotora da cultura científica, possibilitando que pessoas que sem acesso a determinadas experiências as tenham. Concluímos que a produção de uma exposição ocorre por meio de negociações e lutas e que a relação museu-escola é fundamental para a promoção de capital cultural.

Palavras-chave:
 Educação não-formal, Transposição Museográfica, Relação Museu-Escola, Cultura Científica


Agência de fomento:
CAPES