Poster
| Reforma do Ensino Médio: uma discussão entre Filosofia, Epistemologia e o Ensino de Ciências | Autores: Ana Laura Pureza Pantoja (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Eduardo Paiva de Pontes Vieira (UFPA - Universidade Federal do Pará) |
Resumo: A aprovação da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 traz consigo uma série de criticas, dentre elas a não obrigatoriedade da disciplina Filosofia. O trabalho objetivou debater sobre as possibilidades e importância da filosofia e da discussão epistemológica na formação do cidadão e seu caráter fundamental no ensino de ciências, apresentando pensamentos epistemológicos contemporâneos de Thomas Kuhn e Gaston Bachelard e discussões que se contrapõem ao que é, e ao que tem sido proposto para a educação brasileira em documentos oficiais após a atual reforma do ensino médio. A Filosofia, enquanto disciplina na educação básica, fornece elementos que são essenciais para essa formação cidadã que vislumbramos, por isso que partimos em defesa da sua obrigatoriedade, entretanto, é preciso ir além. Faz-se necessário revigorar as reflexões epistemológicas, trazendo autores contemporâneos que ampliem a percepção da complexa relação existente entre a produção científica, seus objetivos e suas relações sociopolíticas. Palavras-chave: reforma do ensino médio, currículo, filosofia da ciência
Agência de fomento: CAPES |