Poster
| A questão da neutralidade científica em um debate sociocientífico na formação inicial de professores de Física | Autores: Maykell Júlio de Souza Figueira (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Roberto Nardi (UNESP BAURU - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") |
Resumo: A consolidação da argumentação no ensino de ciências como uma nova linha de pesquisa no campo da Didática das Ciências trouxe a necessidade de pensar o ensino da argumentação integrado às formações inicial e continuada de professores de ciências. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou de que forma a realização de uma atividade argumentativa sobre a formação política dos cientistas poderia trazer à tona concepções sobre a neutralidade das ciências e que influências um debate sobre esse tema poderia ter sobre os pontos de vista escritos inicialmente defendidos. Os dados coletados foram opiniões escritas e transcrições de vídeo do debate. A categorização das opiniões escritas e a comparação destas com falas dos alunos no debate sugerem que a estrutura dos argumentos orais foi mais sofisticada do que a dos argumentos escritos e que o debate propiciou a reavaliação dos pontos de vista individuais, suscitando também o surgimento de novas problemáticas. Palavras-chave: argumentação, formação inicial de professores, questões sociocientíficas, neutralidade científica, ensino de Física
Agência de fomento: CAPES |