Imprimir Resumo


XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo

Poster


O uso do jogo como uma proposição didática para a promoção do diálogo intercultural no ensino de Biologia

Autores:
Emanuele Maria Leite Suzart (UFBA - Universidade Federal do Estado da Bahia) ; Geilsa Costa Santos Baptista (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Eraldo Medeiros Costa Neto (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana )

Resumo:
O presente estudo tem como objetivos apresentar e sugerir um jogo, o qual foi construído a partir de uma tese sobre os conhecimentos de etnoentomológico de uma comunidade e do conhecimento científico escolar sobre os insetos. Para a escrita desse trabalho, foram realizadas a leitura da tese e do conteúdo contido nos livros didáticos de Biologia sobre os insetos e, em seguida, a seleção das informações a serem utilizadas na elaboração do jogo. Nos resultados, foram apontadas as possibilidades de diálogo entre os conhecimentos cientifico escolar e etnoentomológicos sobre os insetos. Nesse sentido, concluiu-se que uma das contribuições do jogo, baseado no diálogo intercultural, é a valorização da pluralidade de conhecimentos presentes na aula de Biologia. Sendo assim, o recurso precisa ser aplicado na aula de Biologia das escolas da própria comunidade com o objetivo de ser validado e melhorado.

Palavras-chave:
 Jogo, Diálogo intercultural, Ensino de Biologia.


Agência de fomento:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia