Poster
| CAMINHANDO PELA PRESERVAÇÃO: O LÚDICO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL | Autores: Nathália Hernandes Turke (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Felipe Tsuzuki (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Virginia Iara de Andrade Maistro (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Vinícius Colussi Bastos (UEL - Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: Visando a formação de cidadãos críticos e conhecedores da preservação do meio ambiente, avaliou-se um projeto de Educação Ambiental, com a aplicação de um jogo didático. Esta pesquisa foi desenvolvida com 80 alunos, em quatro turmas do Ensino Fundamental – séries iniciais, em uma escola da rede pública de ensino, no estado do Paraná. Com a análise dos resultados, foi possível identificar troca de conhecimento, estreitamento das relações sociais e apropriação de conceitos básicos como a importância dos animais polinizadores, reciclagem do lixo, prevenção e manutenção da biodiversidade, proporcionando aos alunos a ampliação de sua capacidade em pensar criticamente sobre a necessidade da preservação. Notou-se melhora significativa no conhecimento dos alunos sobre todos os assuntos trabalhados, comprovando a hipótese de que utilização de jogos didáticos ao trabalhar temas transversais, como educação ambiental se faz um importante instrumento para levar a sensibilização das problemáticas ambientais e a importância da preservação ambiental Palavras-chave: aprendizagem, ensino fundamental, jogo didático, preservação ambiental, trilha |