Poster
| Implicações da Semestralidade no Ensino Médio para a o Ensino de Ciências Interdisciplinar na SEEDF | Autores: Marcos Antonio da Silva (SEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, UEG - Universidade Estadual de Goiás) ; Andreia Lelis Pena (SEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) |
Resumo: A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal tornou obrigatório o regime de semestralidade no Ensino Médio para todas as escolas públicas em 2018. Publicou uma série de documentos para esclarecer e regulamentar tal regime. Neles, estabelece que a organização do trabalho pedagógico deve favorecer a interdisciplinaridade. A área de Ciências da Natureza, tem seus componentes curriculares divididos em dois Blocos semestrais. Este trabalho faz uma análise do Currículo em Movimento da SEEDF quanto às barreiras criadas pelo regime semestral, dividido em blocos e traça caminhos para que o ensino de ciências seja efetivamente interdisciplinar. Para tanto, nos apoiamos no conceito de interdisciplinaridade de Pombo (2005) e fizemos um paralelo com o conceito de Santomé (1998). Tendo como referência a análise dos documentos oficiais da SEEDF, estamos em condições de afirmar que a construção de um currículo interdisciplinar fica inviável pela proposta de distribuição dos componentes curriculares em blocos Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino médio, Interdisciplinaridade, Semestralidade |