Poster
| Pelos Caminhos do SUS: política pública de saúde como exposição interativa. | Autores: Thaiane Ferreira de Carvalho (FIOCRUZ/EPSJV - FIOCRUZ/Escola Politécnica Joaquim Venâncio) ; Maria Paula de Oliveira Bonatto () |
Resumo: A presente investigação, de cunho qualitativo, teve por objetivo analisar diálogos construídos em torno da exposição “Pelos Caminhos do SUS”, uma exposição de curta duração sobre saúde em um espaço de educação não formal, o Museu da Vida/Fiocruz/Ministério da Saúde. A Fundamentação Teórica aborda o contexto histórico de construção da política que culmina nas atuais ameaças à qualidade e própria existência do SUS como política pública universal. A análise de deu a partir dos referenciais teóricos e objetivos da pesquisa, sistematizando aspectos das visões e questionamentos trazidos pelos visitantes sobre as temáticas de saúde apresentadas na exposição. Os resultados preliminares indicam que a exposição se mostrou eficaz como uma estratégia de educação emancipatória (LOUREIRO, 2007) e que a recepção dos visitantes no que se refere a visões positivas sobre o SUS está acima das expectativas, apesar de todos os obstáculos atualmente enfrentados pelo SUS como política pública de saúde. Palavras-chave: Saúde, Cultura, SUS, Museus, Educação |