Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2493-1

Poster (Painel)


2493-1

O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PERSPECTIVA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores:
BENETTI, Bernadete1, OLIVEIRA, J. C. B.2
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2 PMPG - Secretaria de Educação – Prefeitura Praia Grande/SP, Brasil

Resumo:
Apresentamos parte de uma pesquisa realizada com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, em que buscamos avaliar a importância e a pertinência de desenvolvermos trabalhos educativos que superassem a exposição de conceitos de ciências, proporcionando uma atuação mais ativa dos estudantes. Com base nos trabalhos de Carvalho e Sasseron (2013), desenvolvemos uma sequencia de ensino implementada com alunos do 5o ano de uma escola pública de Ensino Fundamental, do município de Marília, SP. Estabelecemos como foco o conteúdo Germinação de Sementes. Os objetivos estabelecidos para a pesquisa foram o de discutir possibilidades didáticas para o Ensino de Ciências nos anos iniciais de escolaridade, tendo como referência o ensino por investigação, vislumbrando ampliar os espaços de diálogo em sala de aula e a maior aproximação dos educandos com os conceitos científicos. Os dados foram coletados por meio de observações e gravações audiovisuais, com a autorização prévia dos participantes.

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Ensino Investigativo, Ensino Fundamental – Anos Iniciais