Poster (Painel)
2493-1 | O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A PERSPECTIVA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS | Autores: | BENETTI, Bernadete1, OLIVEIRA, J. C. B.2 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2 PMPG - Secretaria de Educação – Prefeitura Praia Grande/SP, Brasil |
Resumo: Apresentamos parte de uma pesquisa realizada com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, em que buscamos avaliar a importância e a pertinência de desenvolvermos trabalhos educativos que superassem a exposição de conceitos de ciências, proporcionando uma atuação mais ativa dos estudantes. Com base nos trabalhos de Carvalho e Sasseron (2013), desenvolvemos uma sequencia de ensino implementada com alunos do 5o ano de uma escola pública de Ensino Fundamental, do município de Marília, SP. Estabelecemos como foco o conteúdo Germinação de Sementes. Os objetivos estabelecidos para a pesquisa foram o de discutir possibilidades didáticas para o Ensino de Ciências nos anos iniciais de escolaridade, tendo como referência o ensino por investigação, vislumbrando ampliar os espaços de diálogo em sala de aula e a maior aproximação dos educandos com os conceitos científicos. Os dados foram coletados por meio de observações e gravações audiovisuais, com a autorização prévia dos participantes. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino Investigativo, Ensino Fundamental – Anos Iniciais |