Poster (Painel)
2436-1 | Ideias de estudantes sobre as fases da Lua | Autores: | MANO, A. M. P.1, SARAVALI, E. G. 1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista |
Resumo: O objetivo deste trabalho foi o de averiguar as ideias de estudantes do ensino fundamental II sobre suas explicações para a ocorrência das fases da Lua. Participaram 20 alunos, matriculados no 8º ano de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista clínico-crítica sobre conteúdos de Astronomia básica e que abordou o tema fases da Lua. As respostas à entrevista foram analisadas segundo seu conteúdo e puderam ser enquadradas em cinco categorias principais. A categoria com o maior percentual de respostas se relacionou ao desconhecimento de uma explicação para o fenômeno. No entanto, pensamentos muito singulares, tal qual a Lua diminui e aumenta de tamanho, apareceram como justificativa para a existência das fases da Lua. Almejamos oferecer aos professores e aos seus formadores a importância de conhecer o imaginário dos alunos para assim subsidiar melhores intervenções pedagógicas. Palavras-chave: concepções iniciais, educação em Astronomia, ensino de ciências, fases da Lua
Agência de fomento: Capes |