Poster (Painel)
2359-1 | O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: APRENDER E ENSINAR PELA PESQUISA | Autores: | SOUZA1,1, CASTRO1, MOREIRA1,1, SALGADO2 1 UFPA - Universidade Federal do Pará, 2 SEMED - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ANANINDEUA |
Resumo: É notória a pouca ênfase dada aos conhecimentos científicos a serem ensinados nos anos inicias, assim como os parcos incentivos e cursos de formação voltados ao ensino de Ciências para este nível de escolaridade. O que justifica práticas positivistas no ensino de Ciências que priorizam a transmissão do conhecimento científico como meta no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo é investigar e compreender em que termos uma professora concebe e desenvolve o que chamam de prática inovadora de ensino de Ciências e quais as repercussões destas práticas no processo de aprendizagem dos alunos. O caminho traçado nesta investigação foi o da abordagem qualitativa, onde se utilizou a entrevista semiestruturada para coleta dos dados. Compreendemos que a professora assumiu em suas atividades uma abordagem de ensino por pesquisa, que descortinou a participação ativa dos alunos em práticas próprias da Ciência. Palavras-chave: Prátias Inovadoras, Anos Iniciais, Ensino Por Pesquisa |