Poster (Painel)
2133-1 | Estudos sobre o “mal-estar” docente e os professores de ciências da Educação Básica | Autores: | Muniz. G.O.1, Brito. T.T.R.1 1 UESB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA |
Resumo: Este trabalho aborda a problemática inerente ao “mal-estar” docente, ao qual vem atingindo os profissionais que atuam na área de Educação, em especial os professores de ciências da educação básica. Pesquisas evidenciam o mal-estar docente, caracterizando-o por comportamentos que expressam insatisfação profissional, falta de empenho em relação à profissão e desejo de abandonar a carreira profissional. Sendo assim, o objetivo deste estudo é apresentar as condições de trabalho dos professores de ciências, como vivenciam a sua profissão, evidenciando dentre as manifestações do mal-estar, o adoecimento na docência. Pesquisas sobre o tema foram encontradas, entretanto ainda não há estudos referentes a este grupo de professores. Busca-se com esta discussão oferecer aos docentes elementos de reflexão sobre a prática pedagógica, promovendo um olhar crítico sobre sua profissão, além de contribuir para uma compreensão mais ampliada sobre os aspectos que envolvem o trabalho docente, como também a pessoa do professor que o exerce. Palavras-chave: Trabalho docente, Mal-estar , Adoecimento e docência |