Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 2072-1

Poster (Painel)


2072-1

Sentidos subjetivos de alunos do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais para estudar Biologia

Autores:
POSSAS, I.M.M.1,2, ALVES, J.M.1
1 UFPA - Universidade Federal do Pará, 2 ETRB - Escola de Ensino Fundamental e Médio “Tenente Rêgo Barros”

Resumo:
No presente estudo, objetivamos descrever os usos que os alunos fazem das Tecnologias Digitais (TD) para estudar Biologia e compreender os sentidos subjetivos que eles têm em relação ao uso. Trazemos a Teoria da Subjetividade para entender o encontro das TD na construção do sujeito, compreendendo processos singulares dos alunos que se estabelecem na escola, nas aulas de Biologia e em grupos de redes sociais. Para compreender os sentidos subjetivos dos estudantes ao usar as TD, parto de uma metodologia qualitativa, a Epistemologia Qualitativa. Relatamos os resultados obtidos com dois estudantes do terceiro ano do ensino médio. Eles forneceram informações em conversas informais, complemento de frases e uma redação. Os resultados indicam que as TD satisfazem necessidades importantes dos adolescentes, incluindo diversão, interação e aprendizagem. Evidenciam que as TD motivam para o estudo de Biologia e possibilitam formas diversificadas e autônomas de aprender.

Palavras-chave:
 tecnologias digitais, estudar biologia, sentidos subjetivos