Poster (Painel)
2063-1 | É possível ser mulher na Ciência? | Autores: | Rosenthal, R.1, Rezende, D. B.1,2 1 PIEC-USP - Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, 2 IQUSP - Química Fundamental, Instituto de Química, USP |
Resumo: Dados mostram que apesar do aumento do número de mulheres nas áreas das Ciências da Natureza no Brasil, elas ainda são minoria nestas áreas, e, conforme se avança na hierarquia da carreira, esse número cai significativamente. Considerando este cenário, está sendo desenvolvida uma Dissertação sobre os fatores que têm contribuído para afastar as mulheres da carreira científica, além de se buscar os que possam tê-las auxiliado na permanência na área. Realizaram-se nove entrevistas, das quais quatro já foram trabalhadas. A partir desses relatos, o conteúdo dos textos transcritos foi analisado através de estatísticas das palavras mais citadas, entendendo o significado dessas palavras no contexto de cada narração. Os resultados mostram que em todas as entrevistas analisadas até o momento, um dos pares de palavras mais citados pelas narradoras é o par “não” e “mulher”, indicando uma possível negação da própria feminilidade. Palavras-chave: mulheres, ciência, ciências exatas, gênero
Agência de fomento: CAPES |