Poster (Painel)
1993-1 | Ensinando densidade por problemas e experimentos: será que afunda ou não afunda? | Autores: | FRANÇA, J. L. S.1, MALHEIRO, J. M. S.2 1 UFPA - Universidade Federal do Pará, 2 UFPA - Universidade Federal do Pará |
Resumo: Experimentações nas aulas de ciências, passaram a ser amplamente discutidas nas últimas décadas, ainda que essas atividades sofram críticas, pois podem pela prática apenas confirmar a teoria, tornando uma atividade prática meramente demonstrativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: “De que forma a utilização da problematização e da experimentação contribui para o aprendizado densidade em uma turma de Ciências?”. A pesquisa desenvolvida partiu de uma análise de uma aula de um professor de Ciências, ministrando o conteúdo de densidade para alunos do 9º ano e de uma avaliação escrita pelos próprios alunos sobre a aula. A partir dos relatos dos alunos foi possível constatar as contribuições da problematização e da experimentação nas aulas de ciências, o que possibilita afirmar que a aula contribuiu positivamente para a construção de significados, as experiências com as metodologias contribuíram para que tivessem grandes avanços no manuseio do experimento para resolver os problemas propostos. Palavras-chave: densidade, ensino de ciências, experimentação, problematização
Agência de fomento: CAPES |