Poster (Painel)
1971-1 | O uso da caixa entomológica e da ilustração cientifica como ferramentas complementares para o ensino em ciências e biologia | Autores: | Renan de Almeida Barbosa1, Antonio Pancracio de Souza1 1 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Resumo: O presente trabalho investigou o uso de metodologia alternativa a fim de propiciar uma educação consciente no Ensino de Ciências e Biologia. Contou com levantamento documental sobre a Educação e Ensino de Ciências e Biologia e com levantamento bibliográfico sobre a Teoria Cognitivista e seus desdobramentos, bem como sobre o uso de recursos didáticos e ilustração. Em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, executou-se uma aula prática sobre a Classe Insecta com observação à caixa entomológica, tendo como avaliação e análise desenhos sobre os insetos realizados pelos alunos. Considerou-se que os alunos atingiram novo grau de conhecimento ao verificar a presença de desenhos de insetos com três pares de pernas e com asas, características taxonomicamente importância para a Classe Insecta. Levando em consideração a realidade do Ensino de Biologia, o professor deve utilizar ferramentas que permitem a participação do educando como protagonista do processo de aquisição de conhecimento. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Entomologia, Ilustração Científica |