Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1876-1

Poster (Painel)


1876-1

“Por que vamos mal em Ciências?”- O que dizem os professores do munícipio de Ivinhema (MS) sobre os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)

Autores:
RODRIGUES, A. P. N.1, CRUZ, L. G.1
1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 3 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo:
Este estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que tem por objetivo identificar e problematizar as dificuldades encontradas pelos professores de uma escola pública de Ivinhema (MS), no trabalho com a disciplina de Ciências da Natureza. Como ponto de partida, nos interessava saber como esses professores receberam os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) - 2015, divulgados no fim de 2016, e a quê atribuem tais resultados. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. Os professores consideram que o mau desempenho dos estudantes em Ciências deve-se a um conjunto de fatores, entre eles: a deficiência na formação docente, as condições de trabalho, a infraestrutura das escolas e a baixa participação das famílias no processo de formação dos estudantes.

Palavras-chave:
 desempenho dos estudantes, ensino de Ciências, formação docente, metodologias de ensino


Agência de fomento:
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul