Poster (Painel)
1839-1 | Ensino de Ciências através de Aplicações de Tecnologias Digitais para o Ensino Médio – uma pesquisa teórica | Autores: | Kelly Meinerz Gonçalves1, Edson Luiz Lindner1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: Esta pesquisa teórica aborda a aplicação de tecnologias digitais no Ensino de Ciências em escolas de Ensino Médio, baseando-se no repositório virtual da Universidade de São Paulo denominado LabVirt. Primeiramente, foram realizadas pesquisas teóricas sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da importância dos jogos digitais nos processos de ensino/aprendizagem. Em seguida, foram analisadas as simulações e projetos educacionais disponíveis no LabVirt. Identificaram-se 500 simulações e 31 projetos educacionais divididos entre Física e Química. O conteúdo com maior número de simulações na disciplina de Física foi Mecânica e na de Química foi Reconhecimento e Caracterização das Transformações Químicas. Os projetos educacionais foram relacionados ao ensino de Mecânica e Eletricidade. Revelou-se uma demanda por simulações e projetos educacionais no Ensino de Ciências. Esse trabalho inicial serviu como base para investigações futuras referentes a outros repositórios, a outras aplicações de tecnologias digitais, ao atendimento da demanda educacional. Palavras-chave: tecnologias digitais, ensino de ciências, aprendizagem |