Poster (Painel)
1819-1 | As contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para o Ensino de Ciências: concepções de professores e estudantes de uma escola pública do município de Ivinhema/MS | Autores: | SILVA, Marcia Conceição de Souza1, CRUZ, Lilian Giacomini2 1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
Resumo: Este estudo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que tem por objetivo problematizar a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao ambiente escolar e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados, para identificar as concepções de professores e estudantes de uma escola pública de Ivinhema (MS), sobre a utilização das TICs nas aulas, e também conhecer a formação dos professores e seus anseios em relação às tecnologias enquanto novos recursos didáticos. Os resultados apontam que os participantes acreditam que as TICs podem inovar o processo de ensino-aprendizagem, mas também revelam a necessidade de uma melhor formação docente de modo que tais recursos possam contribuir significativamente na construção dos conhecimentos científicos pelos educandos. Palavras-chave: escola, novas tecnologias, ensino de Ciências |