Poster (Painel)
1712-1 | ‘Química Orgânica em Jogo’: Uma proposta de intervenção lúdica no ensino da química. | Autores: | Elizabeth Gonzaga 2,2, Rafaela Canuto2,2, Pedro Miranda2, Amanda Teagno2 2 IFSP - Instituto Federal de Educação, ciencia de São Paulo, 3 IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São P |
Resumo: O artigo em questão tem por objetivos analisar as potencialidades do jogo no processo de ensino-aprendizagem de química orgânica. Essa pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa, recorrendo-se a observação participante, questionários inicial e final e produções dos estudantes como instrumentos de coleta de dados. O jogo intitulado ‘Química Orgânica em Jogo’ aborda conteúdos de funções orgânicas e compostos orgânicos relacionados com o cotidiano e foi desenvolvido junto a uma turma de estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual da região central da cidade de São Paulo. Os resultados desta pesquisa apontam como principais potencialidades do uso do jogo: aprendizagem significativa da química orgânica, superação da memorização mecânica dos conteúdos, participação ativa do aluno na construção do conhecimento, maior interação entre os alunos durante as aulas. Palavras-chave: lúdico, química orgânica, jogo didático , ensino-aprendizagem |