Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 1678-1

Poster (Painel)


1678-1

O uso da Metodologia ABP no Ensino Médio, como aperfeiçoamento e colaboração para melhor aprendizagem

Autores:
Maria Luiza Santos1, Juliana Bottechia2,1
1 UEG - CAMPUS FORMOSA - Universidade Estadual de Goiás , 2 FUNAB - Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal

Resumo:
Esse trabalho aborda o uso da metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), nas aulas de Química no Ensino Médio em um colégio da rede estadual pública do Estado de Goiás com foco principal na aprendizagem dos estudantes de modo colaborativo e construtivo. A literatura pesquisada indica que as discussões no grupo tutorial sobre o problema e as questões abordadas desenvolvem conhecimento por meio do empoderamento com o aprender, do interesse individual ao cooperativo até que solucionem os problemas propostos com opiniões e informações que compartilhadas e analisadas, que constroem um raciocínio e uma solução coerente, entre outras habilidades. Com a prática realizada no colégio e com as respostas ao questionário, pode-se avaliar que há indicações que a ABP permite maior desenvolvimento de habilidades e competências na construção de conceitos e, por meio de recursos outros, uma aprendizagem mais significativa.

Palavras-chave:
 Ensino de Química, Ensino Médio, Método ABP, Turmas numerosas