Poster (Painel)
1547-1 | Resgatando o uso do preservativo: uma atividade interdisciplinar norteada pelos Três Momentos Pedagógicos | Autores: | Olma Karoline Cruz de Medeiros1, BRAGA E.1, Barroso I.G.2, RIPOSATI A.1, AUTH M. A.1 1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFG - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão |
Resumo: Os adolescentes, em geral, representam um grupo muito vulnerável às DST e a uma gravidez não planejada, apesar de esses serem assuntos muito discutidos, abordados como temas transversais nas escolas e encontrados nos livros didáticos, tiveram agravantes preocupantes. O Brasil enfrenta atualmente uma epidemia de Sífilis e, de acordo com Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas aumentou 32,7% entre 2014 e 2015. O objetivo desta pesquisa, com base nos pressupostos de Paulo Freire e Vygotsky, foi utilizar a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e o preservativo como objeto gerador, verificando a sua viabilidade e problematização, tendo um caráter formativo e reflexivo. A pesquisa foi realizada com 33 alunos de uma escola da rede particular de Catalão - GO, constatando-se que faltam ainda informações e ausência de conhecimentos sobre a temática e, assim, os adolescentes mantêm-se expostos a desfechos desfavoráveis. Palavras-chave: DST, Educação sexual, Preservativo |