Poster (Painel)
1518-1 | Ressocialização baseada na Educação Ambiental e na Psicologia Ambiental | Autores: | SCHNACK, G. F.1,2 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 SEDUC - Secretaria da Educação |
Resumo: Este artigo busca refletir sobre formas de trabalhar comportamentos externalizantes, tais como agressividade, impulsividade, formando um grupo de psicologia com fins de socialização, utilizando como embasamento a teoria pouco estudada que é a Psicologia Ambiental aliada a Educação Ambiental. Esta tem como propósito sugerir uma nova maneira de perceber a problemática em questão e abordá-la a partir de uma visão mais humana que visa à transformação de crianças e adolescentes, que se encontram em vulnerabilidade social, utilizando como dispositivo o plantio de árvores como prática de um trabalho inclusivo. Vê-se no plantio de árvores, uma nova forma de inseri-las no contexto social, através de um ato de amor e cuidado com a natureza, que tende a refletir no amor a si, tendo como resultado a preocupação e o respeito ao próximo, numa prática ambiental que visa também à preservação e a proteção de futuras gerações, pois as árvores ali permanecerão. Palavras-chave: natureza, comportamentos externalizantes, vulnerabilidade social, educação ambiental, psicologia ambiental |