Poster (Painel)
1401-1 | As formas de comunicação científicas nos museus e centros de ciências: o caso do Espaço InterCiências | Autores: | SILVA,J.J.1, CARDOSO, C.C.1, MONTEIRO, I.C.C.2 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” |
Resumo: Este trabalho é resultado de uma disciplina realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru e teve como objetivo analisar as atividades realizadas por um Centro de Ciências, visando caracterizá-las e articulá-las com os objetivos de comunicação da ciência discutidos na disciplina. Tais objetivos da comunicação da ciência têm sido descritas como a consciência pública da ciência (PAS), envolvimento do público com a ciência (PES), a participação do público na ciência (PPS), e compreensão pública da ciência (PUS). Após essa análise, foi escolhida uma atividade e uma proposta de reformulação foi apresentada, visando aproximá-la da forma mais engajada de comunicação da ciência que tem como principal objetivo o envolvimento político na tomada de decisões sociocientíficas. Os resultados e reflexões mostraram desafios a serem superados para que a PPS possa ser cada vez mais utilizada dentro desses espaços educativos. Palavras-chave: Comunicação de Ciências, Museu de Ciências, Educação não formal |