Poster (Painel)
1381-1 | Investigando a utilização das TIC na
prática docente de estagiários do PIBID/Química
| Autores: | CIRINO, M. M.3, Faraum Junior, D. P.3 3 UEL - Universidade Estadual de Londrina |
Resumo: Atualmente as informações estão disponíveis para além dos muros das escolas e, muitas vezes, seu alcance transcende à formação do professor. Os docentes estão preparados para essa invasão de informações, de fora para dentro da escola? Conhecem e utilizam as tecnologias de informação como ferramentas didáticas em suas aulas? Esta pesquisa investigou sobre a utilização de recursos tecnológicos nas práticas docentes, por estagiários do PIBID/Química, de uma universidade pública. Para isso, foram coletados dados sobre o uso das tecnologias pelos pibidianos por meio de questionário. A análise do material coletado transcorreu à luz dos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD), levantando a discussão sobre uma realidade bastante recorrente, em que os estagiários, a despeito de atribuírem importância ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e saberem manipular muitos dos dispositivos e aplicativos tecnológicos, não os utilizam em suas aulas no estágio de docência. Palavras-chave: TIC, Ensino de Química, PIBID
Agência de fomento: CAPES |