Poster (Painel)
1323-1 | Mídia e consciência ambiental: possibilidade para vida ou governo da vida? | Autores: | SILVA, L.V.A.1, CHAVES, S. N.1 1 UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ |
Resumo: Interessa-nos investigar como se produziu a “realidade” sobre as problemáticas ambientais? Como a mídia ambiental pensa os sujeitos ao qual estão endereçadas suas produções? A proposta é problematizar os enunciados, que diferente de Édipo, não faz furar os olhos, mas educar o olhar ensinando modos de ver e pensar o ambiente de forma dita consciente. Essas perguntas são, em parte, resultado da aproximação com o pensamento de Michel Foucault. Seus trabalhos inquietam porque questionam algo que temos como definitivo: “a verdade”, principalmente a científica. O corpus de análise são documentários, animações, desenhos, sites que circulam na internet, aqui considerados potentes artefatos de subjetivação. A análise desses materiais fala a favor da criação de uma suposta consciência ambiental sem a qual o planeta não sobreviverá como herança para as novas gerações. Palavras-chave: Educação Ambiental, Mídia, Produção de subjetividade, Discurso
Agência de fomento: CAPES |